O limite dos "internetês"

12:18
        Considerem o texto:

["...TC e o melhor chorem..."] 


        Um comentário em OFF que não tem tanto haver com o assunto. Antes, esclarecendo algumas coisas:
1) Sou a favor da comunicação como ela for. Respeitando a grafia do português ou não, o importante é passar a mensagem. Não dou chilique para erros de português ou expressões de internet.
2) Considerem a hipótese do usuário ter problemas de acentuação no teclado, muito comum até.
3) Isso não é uma correção, é mais uma reflexão de um assunto que sempre me calei (para não sofrer represária social), mas acho interessante. Apenas flerto com o português. Não tenho tanta intimidade ou conhecimento desta disciplina. Não tenho a intenção de estar numa posição arrogante de criticar o usuário e apontar o dedo, até porque acontece muito comigo.
Dito isso, tudo esclarecido? Tudo ok? Beleza? Então vamos lá!
        Para quem está lendo este texto fora do grupo de debate, "TC" é uma forma abreviada de TLC (The Lost Canvas). Uma franquia em quadrinhos derivada de Saint Seiya, vulgo Cavaleiros do Zodíaco. Na discussão, existe uma provocação entre fãs entre suas obras favoritas, e no texto citado, muito provavelmente (salvo correção) o usuário quis passar a mensagem:
"The Lost Canvas é o melhor. Chorem!"
        Eu queria chamar a atenção para a falta do acento agudo na parte "é o melhor" na mensagem original...CALMA...CALMA...CALMA.. não me apreje ainda. Continuem lendo....
Lembra a PRIMEIRA coisa que eu disse sobre "o importante é passar a mensagem"? Então...sou contra o abondono de acentuação NESTES CASOS específicos em expressões de internet. Por qual motivo? É que NESTE CASO específico prejudica a passagem de informação.
- Como prejudica a passagem de informação?
Aplique o mesmo hábito de digitar em uma conversa entre dois casais em conversa por rede social:

- Amor, você só vai ter uma cliente mulher hoje né? A Paula ou a Ana? <- Disse a esposa ciumenta
- Ana e a Paula!

       Puxa que legal! Ao invés de dizer que Ana e Paula tratam-se da mesma pessoa (Ana Paula), ele conseguiu uma DR por horas, além de dormir no sofá. Acha pouco uma briga de casal ou um divórcio? E que tal ser reprovado em um concurso ou vestibular com prova discursiva? Não! Vamos pensar grande! Sinta-se privilegiado em os EUA, a maior potência do mundo não ter o português como língua. Imagine na guerra:

- A China também é um grande inimigo senhor presidente. Ordem para bombardear? 
- Nosso inimigo e o Irã! 

       Olha aí que maravilha! Ao invés de desviar o foco do comandante da China e focar no real inimigo (o Irã - na ficção), o presidente conseguiu bombardear dois países e trazer a terceira guerra mundial.
Gente, os exemplos acima são só brincadeiras para descontrair. Isso não são argumentos, são só opiniões (impressões pessoais). Essas brincadeiras serviram mais para passar a ideia do problema, do que argumentar. Como argumento, eu poderia citar recados quase indecifráveis. Como eu queria falar sobre verbos no infinito sem a letra "R" no final:

- e o pendrive?  
- diz para ele pode traze ...  

Mas o texto ficaria muito grande se eu falasse disso.
        Dou um prêmio para quem descobrir o que foi dito no último diálogo hauhau.
Por fim, eu gostaria que eu, ou qualquer pessoa que repasse conhecimento, não fosse acusado "babaca arrogante metido a sabichão". Até porque (viu, sou mortal, não lembro o uso correto dos "porquês")....voltando...por definição, um cara que "quer saber mais que os outros", ele não divide conhecimento, ele guarda para ele. Então, não me acuse disso! Sobre essa "represária social", eu tenho a esperança que dois vlogueiros mais qualificados façam vídeos sobre isso. Um deles é o Omaro, autor do "Morgatório do Pássaro". Um vlog com críticas, reflexões sobre o cotidiano, envolvendo política, economia, religião..etc. Abaixo, link para se inscrever no canal:
https://www.youtube.com/channel/UCtBzNnV788RNqr6hgQD0Ssw


Outro vlogueiro que talvez possa explicar essa "represária social" do ponto de vista da psicologia é Adriano Facioli​ do canal Frank JAAVA. Adriano possui vasta experiência em psicologia. Abaixo, link para se inscrever no canal.
https://www.youtube.com/user/adrianofacioli
Um último questionamento que talvez me façam:

- Hiprócrita...tu é um metido a sabixão, isso sim! Disse que o que importava era passar a mensagem, e você entendeu a mensagem do cara! 


        Entendi a mensagem do rapaz sim! Mas por um acaso eu entendo algo de cavaleiros do zodíaco; por um acaso estava no contexto da discussão; por um acaso estou acostumado com "internetês" ;...e o mundo não funciona somente com "por um acaso".

Postagens Relacionadas

Mais recente
Anterior
Proxima »

Comente com o Facebook: